sábado, 25 de março de 2017

Bebidas energéticas aumentam a pressão arterial, sugere novo estudo



Somando-se a uma série de evidências que indicam efeitos negativos das bebidas energéticas, um novo estudo sugere que estas provocam uma elevação na pressão arterial para níveis preocupantes.
De acordo com o novo estudo, os efeitos foram maiores em jovens adultos que não consumiam cafeína regularmente. Os resultados foram apresentados em um encontro de cardiologistas de San Diego – EUA no último dia 14 de março.

O estudo, que foi liderado por Anna Svatikova, médica cardiovascular da Mayo Clinic, testou a pressão sanguínea dos voluntários antes e depois de tomar um copo de energético (ou um placebo, dependendo do dia). Somando todos os dias em que os participantes foram testados, todos tomaram a mesma quantidade de energético e placebos. Os participantes possuíam de 19 a 40 anos de idade.

De acordo com os resultados encontrados com a pesquisa, os participantes demonstraram maior aumento na pressão sanguínea depois de consumir a bebida energética de fato, e não o placebo. Para fatores de comparação, o aumento da pressão foi 3% superior quando os participantes ingeriam a bebida energética, em comparação com o placebo.
O efeito foi ainda maior (praticamente duplicado) em pessoas que não tinham o hábito de consumir mais de um copo pequeno de café ou outras bebidas com cafeína durante o dia.

De acordo com os pesquisadores, um aumento na pressão sanguínea – por menor que seja -, pode significar possibilidade de consequências fatais, dependendo da sua idade.

“Um aumento moderado na pressão sanguínea normalmente não é alarmante. Mas em pessoas mais velhas, com problemas de hipertensão, um aumento na pressão pode causar complicações”, disse Sachin Shah, professor de farmacologia na Universidade do Pacífico, na Califórnia. Shah não estava envolvido no estudo.
Estatisticamente falando, um aumento de três a quatro “pontos” na pressão sistólica pode significar um aumento significativo no risco de mortes por enfarto, disse Shah ao portal americano 
‘LiveScience’.
Os cientistas ainda não entenderam o que exatamente causa o efeito adverso. Entretanto, é muito provável que este exista por conta da cafeína, taurina ou outro ingrediente presente nas bebidas energéticas – ou até a combinação de tudo isso.


A Mayo Clinic afirma que o consumo de 400ml de cafeína por dia parece ser saudável para a maioria dos adultos. Grosseiramente, isso significa a quantidade de cafeína presente em quatro xícaras de café, 10 copos de refrigerantes de cola ou duas bebidas energéticas tradicionais. [LiveScience]

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário




Postagens mais visitadas

Parceria com a TSE

Total de visualizações de página